-
-

4.30.2012

Raikkonen: "F1 é um trabalho, não minha vida"

Kimi Raikkonen insiste - ele não está interessado na Fórmula 1 - exceto os carros, e vencer.

Questionado pelo repórter do Bild an Sonntag edicão de papel se o famoso carácter Finlandês poderia tirar os óculos escuros para a entrevista, o campeão mundial de 2007 respondeu simplesmente: "Não."

No final de sua quarta corrida desde seu retorno à Fórmula 1, o finlandês de 32 anos voltou ao pódio no Bahrain.

"Não foi tão mal," ele disse. "Eu gosto do que estou fazendo, e isso é bastante. Eu não me importo se alguém diz se estou fazendo isto bem ou não."

"Ainda é decepcionante quando você é apenas segundo. Quem sabe o que acontecerá na próxima corrida," acrescentou o piloto da Lotus.

Logo após deixar a F1 no final de 2009, Raikkonen disse que ele não gostava de nada no esporte - exceto os carros.

Nada Mudou.

"Não, eu estou aqui apenas para correr," disse Raikkonen.

"Todas as outras besteiras não me interessam. Se você tirasse os carros da Fórmula 1, eu não estaria lá."

"A Fórmula 1 não desempenha qualquer papel na minha vida pessoal. Eu tenho uma vida real! Acho que para muitas pessoas, Fórmula 1 é a vida delas. Para mim não é."

Fonte: F1 Zone. net / Traducão: The Iceman Brasil Team - Arli

4.28.2012

Video: "Kimi is faster than you, do not hold him up"



Agora temos nosso própria versão do "Alonso is faster than you, can you confirm you understood that message" hahaha Na coletiva de imprensa depois da corrida Kimi disse que não houve ordem de equipe, ou ele não sabia ou ocultou a verdade, mas depois dessa não tem como negar, não mister Raikkonen?

Kimi pulará para uma equipe de ponta?

Marc Surer - especialista em Fórmula 1 da revista Motorsport-total acredita que a carreira de Kimi não terminará na Lotus.

Ele acredita que Kimi Raikkonen vai em algum momento mover para uma equipe de ponta.

- Não, eu não diria isto. Acho que ele tem provado para todo mundo que ele voltou para ficar e que seu talento está intacto, disse Surer...

Surer acredita que as equipes de ponta estão interessadas em Raikkonen e que ele poderia em algum momento trocar a Lotus por outra equipe.

O contrato de Raikkonen com a Lotus é por dois anos.

- Este ano todo mundo está tão próximo que é difícil dizer qual carro vencerá o campeonato.

Surer também acredita que Raikkonen pode desafiar qualquer um que ele queira durante este temporada. Ele esteve muito perto de vencer no Bahrain.

- Neste momento ele tem um carro bom e vencedor. Ele poderia ter vencido se tivesse ultrapassado no lugar certo, mas ele escolheu o lado errado.

O piloto de teste da Red Bull - Sebastien Buemi também compartilha da mesma opinião.

- Kimi mostrou nos testes de inverno já que tipo de homem ele é. Ele é bom e tem um bom carro.

Fonte: Iltalehti/ Traducões: Fin-Ing: Nicole/ Port. The Iceman Br Team - Arli

MiniStories - Os 3 desejos do Iceman!



Gênio #FDP rsrss

4.27.2012

F1 - Especialista: Por que Kimi vence Schumi de 100 à 0?

O especialista em F1 afirma que sabe porque Kimi Raikkonen está fazendo melhor do que por exemplo Schumacher.

A segunda posicão de Raikkonen no Bahrain derretou os coracões dos criticos e dos especialistas em Fórmula 1.

Agora ninguém duvida mais do talento do finlandês.

No início da temporada muitos estavam com medo de que o retorno seria doloroso e difícil para Kimi como foi para Michael Schumacher.

O especialista em Fórmula 1 da revista Motorsport-Total, Marc Surer acredita que sabe por que Raikkonen voltou muito melhor do que Schumacher.

- Kimi não ficou parado durante os dois anos que esteve ausente. Ele correu. Ele pilotou rally. Isto requer concentracão e domínios de seus reflexos.

- Rally não tem a mesma forca G que a F1 tem, mas quando você pilota de pé em baixo na floresta, sem areas de seguranca e onde as árvores estão bem ao lado das estradas, isto é quando os reflexos são uma posicão chave. Ele ainda pode concentrar tão precisamente quanto antes.

- Foi surpreendente que ele teve esta chance de vencer com o E20.

- "A questão é: 'eles (Lotus) têm os recursos para desenvolver o carro e permanecer onde estão agora?'"

Fonte: Iltalehti/ Traducões: Fin-Ing: Nicole/ Port. The Iceman Br Team - Arli

Mika Salo aposta em Kimi Raikkonen na briga pelo título

O bom desempenho do finlandês Kimi Raikkonen no seu retorno à Fórmula 1 já começa a empolgar a crítica especializada. Depois do segundo lugar no GP do Bahrein, no último domingo, ficou claro que o campeão da categoria em 2007, pela Ferrari, pode novamente brigar pelo título, agora na Lotus. Essa é a aposta do também finlandês Mika Salo, que pilotou por quase dez anos na Fórmula 1.

Hoje comentarista de uma TV da Finlândia, Salo vê com otimismo o desempenho não só de Raikkonen, mas também de sua escuderia. "A Lotus tem sido a equipe mais consistente. Eles foram rápidos em todo circuito até agora. Considerando isso, a situação de Kimi parece muito boa. Eu não desconsideraria de jeito nenhum que ele brigará até o final do campeonato (pelo título), se a Lotus for capaz de manter o ritmo de evolução", disse Salo, que pilotou uma Ferrari em 1999, em entrevista ao site Forumula1.com.

Já para o suíço Marc Surer, também ex-piloto da categoria e agora comentarista, a evolução do carro de Raikkonen é que determinará se ele lutará pelo bicampeonato. "A questão é: 'eles (Lotus) têm os recursos para desenvolver o carro e permanecer onde estão agora?'", questiona Surer, que por outro lado acredita no potencial do piloto finlandês.

"Eu acho que ele mostrou a todo mundo que ainda é capaz de fazer exatamente o que ele estava fazendo antes de sair (da Fórmula 1)", disse Surer, também o comparando ao heptacampeão alemão Michael Schumacher. "Ele é muito mais novo que o Schumacher (de 43 anos), e se você olhar nos últimos dez anos, ele é provavelmente um dos melhores talentos que vimos na Fórmula 1", completou o suíço.

Depois de deixar a Fórmula 1 em 2009 para correr em ralis, Raikkonen volta ainda em uma idade considerada boa para a categoria, aos 32 anos. Mesmo em uma equipe com menos recursos como a Lotus, o finlandês já somou 34 pontos nas primeiras quatro etapas da temporada, ficando entre os 10 primeiros por três vezes. Em sétimo no Mundial, ele está 19 pontos atrás do líder Sebastian Vettel.

Fonte: Terra Esportes

4.26.2012

Fittipaldi sobre Kimi: Um campeão nunca perde sua velocidade

Emerson Fittipaldi acha que a Lotus e Kimi têm os ingredientes necessários para serem uma potencial surpresa na batalha pelo título desta temporada.

A velocidade de Kimi não é nenhuma surpresa para Fittipaldi. Ele acredita que o finlandês e a Lotus podem já nesta temporada formar uma combinacão vitoriosa à nível de campeonato.

- É difícil dizer se ele teria sido capaz de ultrapassar Vettel, porque estes pneus são um fator de mudancas decisivo, mas ambos fizeram uma corrida fantástica. Eu sempre acreditei na velocidade do Kimi. Um campeão nunca perde sua velocidade, mas fui positivamente surpreendido que não levou tempo algum para ele se adaptar aos novos carros e pneus, disse Fittipaldi.

- A Lotus tem a oportunidade de assumir o papel de 'black horse' na batalha pelo título mundial.

Fonte: MTV3/ Traducões Fin-Ing: Nicole/Port. The Iceman Br Team - Arli Racegirl

Kimi surpreendeu repórter com sua resposta


Martin Brundle ficou maravilhado com o desempenho de Kimi no Grande Prêmio do Bahrain.
- A corrida do Kimi foi diferenciada da do restante do grupo.

- É impressionante como ele não perdeu nada de sua admirável habilidade nas corridas de F1, uma vez que ele ficou dois anos longe da série. Temos visto ele em muitos duelos e ele não tem enfrentado dificuldades nas largadas.

Brundle conversou com Kimi depois da corrida. Kimi não estava satisfeito.

- Escolhi o lado errado no único lugar onde eu poderia ter ultrapassado o Vettel, disse ele à Brundle.

Você deveria então ter mudado para o lado de dentro?

- Não, eu deveria ter simplesmente ido para o maldito lado de fora, respondeu o finlandês. E segundo Brundle, Kimi surpreendeu-o completamente.

De acordo com Brundle a Lotus deveria ter permitido que Kimi ultrapassasse o Romain mais cedo.

- Se a Lotus tivesse vencido mais vezes ultimamente, então eles teriam uma vantagem sobre a Red Bull.

Fonte: Iltalehti/ Traducões Fin-Ing: Nicole/ Port. The Iceman Br Team - Arli Racegirl

É como se Kimi nunca tivesse deixado a F-1


O retorno de Raikkonen foi uma grande notícia, e não apenas no noticiário esportivo. Ficou bastante tempo sendo a principal novidade no noticiário geral na Finlândia. Foi uma loucura. As coisas estiveram um pouco calmas por uns tempos porque nosso único piloto, o Heikki, estava terminando as coisas em 19º, algo assim.

Acho que até isso fez bem para o esporte em geral na Finlândia, porque não é normal um país como o nosso ter um piloto na Ferrari e outro na McLaren, como tínhamos em 2008 e 2009. E as pessoas começaram a achar isso normal. Se nenhum deles ganhava uma corrida, ela não prestava. Essa época fez muito bem em relação à atitude que se tem, porque quando o Heikki conseguia ir para o Q2, isso era um grande feito. E, quando Kimi voltou, todos ficaram muito felizes. Então acho que essa época ruim colocou as coisas em perspectiva.

Talvez algumas pessoas esperassem que Kimi tivesse dificuldades. Mas se você tivesse seguido ele de perto, não foi uma grande surpresa porque há algumas diferenças entre Kimi e Michael Schumacher, por exemplo. Primeiramente, acho que Raikkonen tem um carro melhor do que Michael em seu retorno e isso é um favor importante.

Em segundo lugar, Kimi continuou pilotando um carro o tempo todo [que esteve fora da F-1]. Pilotando um carro, e não uma moto. O rally foi uma boa forma de treinar para ele. É claro que a pilotagem foi completamente diferente, mas ele mesmo acredita que essa experiência o tornou um piloto melhor. O fato de ter continuado competindo ajuda imensamente.

O terceiro fator é que acredito que ele tenha um talento excepcional, assim como Michael. Mas, combinando esses fatores, é como se ele nunca tivesse estado fora da categoria. Tenho certeza de que há pequenas coisas que ele pode melhorar, mas ele sabe. Algumas pessoas podem ter se surpreendido, mas eu sabia que os testes de inverno seriam suficientes e ele logo voltaria a ser como antes.

Sobre a personalidade dele, acho que para os finlandeses é mais fácil entender seu jeito. Muitas pessoas na Finlândia são parecidas com ele. É claro que você não pode colocar as pessoas em caixas e definir que os finlandeses são de um jeito, os brasileiros são de outro, é impossível fazer isso. Mas, na Finlândia, se você senta do lado de uma pessoa em um ônibus e não fala com ela, isso é considerado educado, porque você não quer atrapalhar a vida dela. Você a deixa sozinha e em paz.

Isso está mais ou menos em nosso sangue, então acho que é mais fácil para os finlandeses compreendê-lo. Eles respeitam isso. Ele não é de se explicar, ele não fala mal dos outros, apenas faz seu trabalho e os comentários que são absolutamente necessários e vive sua vida. Pelo menos ele é honesto, pois há tanto exagero nesse paddock.

É claro que eu, como repórter, gostaria que ele falasse mais e fosse mais aberto, mas isso não vai acontecer e pelo menos ele não vai falar besteira, como outros que são mais abertos. Há duas maneiras de ver isso. Quando ele está irritado, dá para ver de longe e você sabe que não será uma boa entrevista. Mas, contando que ele vá bem dentro da pista, não acho que ninguém na Finlândia vai reclamar. Ele é um herói nacional e uma das pessoas mais famosas de todos os tempos lá.

Fonte: Total Race Coluna: Oskari Saari

Q & A: Kimi 100, Sebastian Vettel 0 - Pergunte ao Kimi! Parte II

Essi Kimi: Por que você sempre usa boné e óculos escuro, mesmo quando não há sol?
KR: Eu gosto de bonés e óculos escuros. Eu tenhos olhos muito sensíveis a luz, então tenho que protejê-los com óculos.

Noémi Kovács: Você já recebeu algo especial de seus fãs?
KR: Eu recebo muitos presentes dos meus fãs ... eles são muito criativos e isto me faz rir. Eles lembram meu aniversário, eles enviam seus parabéns e e mensagens de apoio em finlandês. Isto é algo especial, não é?

Prakasita Nindyaswari: Por que você não tem conta no twitter?
KR: Bem, eu realmente não gosto de twitter ... ou facebook. Eu prefiro privacidade.

Cindy Idier: Qual será sua revanche contra Sebastian Vettel depois do que ele fez no pódio? Você viu as fotos?
KR: Sim, eu vi, foi engracado. A revanche virá em breve, espero! Conseguir o lugar mais alto do pódio já será um bom comeco.

Lisa Munro: Quem é melhor no badminton, você ou Sebastian Vettel?
KR: Eu contínuo vencendo! O placar está algo como 100 à 0 até agora ...

Steve Jones: O que você mais gosta de fazer fora da Fórmula 1?
KR: Eu gosto de um monte de coisas ... todos os tipos de esportes e jogos onde há competicão. Ice Hockey é meu favorito atualmente, uma vez que ainda estamos na temporada de esportes de invernos.

Anastasia Kozlova: O que você escolheria: um segundo lugar garantido ( o qual definitivamente lhe daria o título de construtores) ou uma estratégia arriscada com uma chance de apenas 10% de um primeiro lugar? (vamos dizer que a corrida está sendo realizada em Spa)
KR: Acho que é mais excitante quando você tem que lutar e assumir alguns riscos para obter o primeiro lugar. Estou aqui para vencer!

Oszter Tamás: Que tipo de situacão deixa você nervoso na pista de corrida?
KR: Quando alguém está fazendo algo realmente estúpido. Mas felizmente neste exato momento o grid é muito talentoso.

Fonte: Lotus F1 Team / Traducão: The Iceman Brasil Team - Arli Racegirl

O homem cumpriu sua promessa!


Kimi Raikkonen e Lotus parecem saber do que eles são capazes. Na última terca-feira Raikkonen disse em seu comunicado a imprensa que ele teria chances de obter um lugar no pódio no Grande Prêmio do Bahrein.

De acordo com Raikkonen o pódio teria sido possível também nas corridas anteriores.

Por algum tempo duvidei disto: Como ele pode estar tão auto-confiante?

"Não espero enfrentar problemas ", acreditou Raikkonen quando se referiu à capacidade competitiva de sua equipe no Bahrein. A velocidade da Lotus tem sido promissora desde o início. Agora essas promessas são realidade.

A estratégia de economizar pneus na classificacão acabou por ser uma carta na manga na corrida.
É incrível a rapidez com que Raikkonen se readpatou ao mundo da Fórmula 1 depois de dois anos ausentes.

Ele certamente não voltou para brincar.

"Eu não gosto de viajar. As primeiras corridas foram muito longe de casa, mas logo vamos correr na Europa."

Essa declaracão me fez pensar que trata-se de uma previsão indireta, uma promessa de que algo ainda melhor está por vir.

Fonte: Helsingin Sanomat/ Traducões: Fin-Ing: Nicole / Port. Arli Racegirl do Team

"Kimi é um dos pilotos mais talentosos de todos os tempos"

O finlandês sabe pilotar. Ele pode trazer um enorme sucesso para sua equipe.

Além disso ele tem uma grande personalidade. Com seu comportamento lacônico, ele é completamente diferente de qualquer outro piloto. À sua forma de agir é perfeita para os eventos promocionais.

- Ele é um campeão mundial. Se você é um campeão, isso significa que você tem algo especial, elogiou Eric Boullier.

O elogio de Marc Surer é ainda mais pomposo.

- Se você olhar para os últimos 10 anos, então você verá que Kimi é talvez um dos pilotos mais talentosos que já vimos na história da Fórmula 1.

Fonte: Ilta Lehti/ Traducões Fin-Ing: Nicole/Port. Arli Racegirl do Team

O vídeo abaixo é simplesmente íncrivel. Take a look!!!


4.25.2012

Q & A - Baunilha, Chocolate ou Morango? Pergunte ao Kimi - Parte I

Q: Qual sabor de sorvete você mais gosta?
KR: [Risos] Não há um sabor especifico ... Baunilha, chocolate, morango - o sabor tradicional do sorvete finlandês - qualquer que esteja disponível.

Q: Como você relaxa depois de uma corrida?
KR: Eu gosto de sair com meus amigos mais próximos. Às vezes, eu tenho alguns de meus amigos finlandeses comigo no paddock e eu gosto muito disto. È muito legal conversar com eles em finlandês, para pensar em algo mais do que apenas a corrida.

Q: Qual foi seu primeiro carro e o que você tem na garagem atualmente? Você ainda possui o Enzo?
KR: Foi um Lada de segunda mão. Eu tive bons momentos com ele. Eu não tenho mais o Enzo, mas tenho um lindo Lotus Evoras S.

Q: Que tipo de música você escuta e qual é seu cantor ou banda favorita?
KR: Acima de tudo gosto de músicas finlandesas. Eu também gosto de Linkin Park, acho que eles são legais.

Q: Você acha que um hat trick (pole + vitória + volta mais rápida) seria possível com o E20? Se sim, em qual circuito seria?
KR: Isto seria legal! Depois de nossa performace no Bahrain, eu sei que podemos fazer ainda melhor. A vitória esteve, muito, muito perto. Teremos que ver em qual circuito será ... mas tenha em mente, que você não ganha pontos extras por poles e voltas mais rápidas!

Q: Como você saberia se você fizesse uma volta perfeita?
KR: Não existe uma volta perfeita, só em sonhos. Você pode fazer uma grande volta sem erros, mas você sempre pode melhorá-la, acredite!

Q: Como você melhora seu tempo volta a volta com base em uma corrida?
KR: Com pneus novos, você vai mais rápido em comparacão com os usados. Além disso o carro fica mais e mais leve na corrida. Quandos os pneus estão acabando não há como você melhorar seus tempos depois de algumas voltas. Normalmente, você melhora o tempo depois das paradas no box e queimando combustível, assim o carro fica mais leve todo o tempo até o final da corrida.

Q: Soubemos que você exige um pouco mais do motor do que Romain. De que maneira isto afeta o carro? Além disso, como você gosta que o motor se comporte em relacão ao uso do acelerador?
KR: Eu sempre pilotei o carro e uso o acelerador da mesma forma toda a minha carreira. Todo piloto tem seu próprio estilo de pilotagem. Este é o meu. Talvez exija um pouco mais do motor, mas está dentro do que o motor Renault pode aguentar.

Q: Qual o motivo do detalhe em vermelho em seu capacete e o que ele simboliza?
KR: Tem o número 9 em vermelho, este é meu número no campeonato. Mas o desenho do capacete é apenas um desenho, não está tentando simbolizar nada em especial. Eu gosto de mudar o desenho a cada ano. Então fica fácil lembrar depois qual temporada fiz com determinado capacete.

Q: Qual foi seu companheiro de equipe mais forte em sua carreira na F1?
KR: Quase todos eles foram muito competitivos! Mas eu nunca prestei atencão neles, eu concentrava apenas nas minhas próprias acões e com minha equipe. Este é a única maneira de vencê-los e o restante do grid.

A segunda parte da série de entrevistas (Ask Kimi - Pergunte ao Kimi) feita pelos próprios fãs do Iceman será publicada amanhã (26/04/2012) no site oficial da equipe Lotus. Fique ligado que amanhã traremos novamente a traducão da mesma. Icekisses! ;)

Fonte: Lotus F1 Team / Traducão: The Iceman Brasil Team - Arli Racegirl

Grande Prêmio do Bahrein 2012 - Los Mini Drivers

Boullier felicita Raikkonen e aponta Grosjean como Futuro Campeão

O chefe da equipe Lotus, Éric Boullier, acredita que o desempenho de Romain Grosjean no GP do Bahrein mostrou que o piloto tem potencial para ser campeão mundial no futuro.
No último domingo, o piloto francês conquistou seu primeiro pódio na F1, embora Boullier tenha ficado particularmente impressionado com seu ritmo em relação ao companheiro de equipe, Kimi Raikkonen.
“Mais do que o pódio, foi impressionante o fato de ele ter terminado tão perto de Kimi e apenas 10 segundos trás de Sebastian Vettel”, declarou o dirigente. “Não esperava ter dois pilotos terminando a prova tão próximos.”
“Isos significa que, agora, ele é capaz e está pronto para competir no nível mais alto. Ele tem a velocidade e o talento para ser campeão mundial um dia.”
Boullier acredita que a dupla forte da Lotus nesta temporada será fundamental para o sucesso. Apesar de já estar impressionado com as performances de Raikkonen desde seu retorno, o chefe espera que o finlandês melhore ainda mais com o passar do campeonato.
“Há mais por vir”, acredita. “Ele mostrou, por várias vezes, que tem o ritmo. Quando precisa se recuperar de uma classificação ruim, ele é capaz. Levou muito pouco tempo para que ele se recuperasse de dois anos fora. Ele mostrou, neste fim de semana, que está lá.”

Fonte: Tazio Autosport (Tradução: Bruno Ferreira)

Dono da Lotus defende Kimi: “Ele não está velho”

O desempenho de Kimi Raikkonen no GP do Bahrein, no último domingo, era exatamente o que a Lotus esperava do campeão mundial, disse o proprietário do time, Gerard Lopez.
No último domingo, em Sakhir, o finlandês acertou a estratégia de pneus e, mesmo largando do 11º lugar, surpreendeu o paddock ao cruzar a linha de chegada na segunda posição, à frente do companheiro de equipe Romain Grosjean.
Antes do início da temporada, havia a desconfiança de que Kimi, após dois anos fora da F1, demorasse a apresentar um bom desempenho. Lopez, no entanto, diz que nunca duvidou do campeão mundial de 2007.
“Lembro que não fiquei feliz com a entrevista onde questionaram se o retorno dele [à F1] era uma aposta. O cara é um campeão mundial: ele não está velho, e sim motivado e em forma”, avaliou o proprietário da equipe de Enstone.
“Falando de padrão de trabalho e comportamento, nunca o vi assim [como na Lotus]. Sinceramente, acho que ele está onde tem que estar. Kimi sempre foi um talento natural e via que ele estava em forma, portanto tinha a expectativa de que ele entregasse desempenho. [O segundo lugar no Bahrein] Foi uma confirmação da escolha”, completou.
Lopez também está confiante de que a Lotus tem o potencial necessário para manter o ritmo de desenvolvimento para lutar por vitórias no restante da temporada.
“Muitas pessoas não perceberam que, no ano passado, tivemos tantos pacotes de desenvolvimento quanto a Red Bull; [o problema] é que os nossos não deram certo. No ano anterior, eles [da equipe Lotus] trabalharam muito, mas a base do carro não era boa”, disse.
“Lembro de ver um artigo que nos listava como a segunda equipe que mais cresceu na temporada. Neste ano, desta vez com um bom carro, espero que sejamos capazes de lutar [por melhores resultados]”, completou.
Com o segundo lugar conquistado em Sakhir, Kimi Raikkonen ocupa a sétima colocação no Mundial de Pilotos, com 34 pontos – apenas 19 atrás do líder Sebastian Vettel, da Red Bull. O pódio duplo da Lotus alçou a equipe de Enstone à terceira posição no Mundial de Construtores, com 57 pontos.

Stewart elogia atuação “impressionante” de Kimi

O tricampeão mundial Jackie Stewart elogiou o desempenho de Kimi Raikkonen, da Lotus, no GP do Bahrein, no último domingo. Para o escocês, o segundo lugar conquistado por Raikkonen em Sakhir prova que ainda há espaço para o finlandês na F1.
“Foi uma grande atuação de uma equipe de pessoas que se entrosaram muito bem. Não é fácil entrar em um time e fazer todos se entenderem. Foi uma grande atuação e tenho certeza que todos em Enstone devem estar loucos de alegria”, disse Stewart à publicação escocesa “The Scotsman”.
De acordo com o ex-piloto de BRM, Matra e Tyrrell, a exibição de Raikkonen é uma prova de que o finlandês tem potencial para buscar resultados mais significativos ao longo da temporada.
“Foi uma apresentação impressionante. A maioria das pessoas pensou que ele não teria fôlego para aguentar a prova. Então voltar e responder a elas da forma que ele fez, e em apenas sua quarta corrida... ele ainda poderia ter vencido a prova”, afirmou Stewart.
“Quanto a Grosjean, foi uma pilotagem muito madura em sua primeira temporada completa. Ele não cometeu nenhum erro e não se envolveu em nenhum problema. Estou feliz por toda a equipe e acredito que Colin Chapman deve estar muito satisfeito lá de cima”, acrescentou.
Embora o atual time tenha mais em comum com as antigas Benetton e Renault do que a escuderia de Colin Chapman, a Lotus colocou dois pilotos no pódio pela primeira vez desde 1979, com Carlos Reutemann e Mario Andretti no GP da Espanha.
Segundo o chefe Éric Boullier, a equipe saiu frustrada de Xangai após a queda de rendimento de Raikkonen no fim da prova.
“Às vezes, as coisas não funcionam, e é por isso que nos frustramos nas três primeiras corridas. Neste fim de semana, fomos bem e não falhamos. Apostamos um pouco na estratégia [de pneus], mas funcionou”, disse Boullier.
Questionado se a equipe finalmente se entendeu no Bahrein, Boullier adotou um discurso evasivo.
“Não sei. O clima e a temperatura eram bons para o nosso carro. Acho que, nas três primeiras corridas, estávamos fazer a máquina inteira funcionar de forma simultânea, mas isso nunca é fácil quando você está no início do ano e mudou a dupla de pilotos”, admitiu o diretor da equipe, que no entanto, permaneceu otimista para o restante das provas.
“Agora todos começam a se entender e trabalhar melhor. E os pilotos também: eles ficaram fora da F1 pelos dois últimos anos, portanto eles precisavam de tempo para se adaptar também. Agora eu acho que eles já o fizeram”, acrescentou Boullier.
A Lotus ocupa a terceira colocação no Mundial de Construtores, com 57 pontos, 35 atrás da McLaren.
 

4.24.2012

ENTREVISTA e VIDEOS | James Allison fala sobre o desempenho do Kimi Raikkonen no Bahrein

Para quem não sabe ainda o James Allison é Diretor Técnico da Lotus. Incluímos também no artigo os vídeos das ultrapassagens citadas. Confiram:

Quão próximo de levar a vitoria você acha que a equipe ficou?

- Quando o Kimi passou o Romain ele estava visivelmente mais veloz que o Sebastian (Vettel), graças aos pneus novos versus o conjunto limpo do Vettel. Foi bem emocionante vê-lo encurtar a distancia, e ele chegou muito próximo de fazer uma boa ultrapassagem, mas não foi o bastante. Com ranhuras melhores [nos pneus] e sem nenhum dano na asa dianteira para o Kimi, em seguida, a vitória poderia ter sido nossa. Com isso tivemos que nos contentar com uma P2 e P3 realmente dominante. Teremos que esperar para o E20 marcar a primeira vitória, mas acho que podemos fazer isso.

- Teve um momento que o Kimi nos deu um susto nas primeiras voltas, quando perdeu uma posição para um Felipe (Massa) bem mais lento e ao fazer isso também danificou a sua asa dianteira. Nós pudemos ver a partir dos dados que este impacto fez que perdesse algum desempenho aerodinâmico que Kimi, então, teria que carregar para o resto da corrida.



- Então, evidentemente, houve a batalha entre os nossos próprios pilotos, nunca é uma coisa fácil de se assistir a partir do muro dos boxes! Como esperado, com seus pneus novos, Kimi foi devastadoramente mais veloz e era capaz de se aproximar do Romain quando do Sebastian (Vettel). Felizmente ambos os pilotos se comportaram.



Fonte: Lotus F1 Team Official | Tradução e edição: do Team

F1 Press Review: Grande Kimi

Confira agora um resumo bem legal sobre a repercussão da volta do Kimi ao pódio pelo mundo:

F1 Press Review: Grande Kimi


Os jornais italianos mostraram todo o seu apreço pro Kimi Raikkonen depois do GP do Bharein.

La Gazzetta dello Sport elogiou a pilotagem de Raikkonen:

-GRANDE KIMI.

-Depois da pole position no sábado Vettel venceu uma corrida limpa, mas não facilmente. Atrás dele estava Kimi Raikkonen e Romain Grosjean e foi atualmente um super desempenho de ambos dele: O duo da Lotus surpreendeu e conseguiu merecidamente as posições no pódio, escreveu o Gazzetta dello Sport.

De acordo com o italiano Corriere della Serra, a corrida foi apesar da vitoria de Vettel um show do Kimi.

- O WDC se encontrou perseguido por um finlandês muito veloz.

- O finlandês confirmou uma das surpresas desta temporada. Ele já mostrou seu potencial na China, mas desta vez ele também teve a ajuda do seu carro.

O italiano La Republica descreveu a luta entre Vettel e a Lotus de uma maneira colorida.

- A F1 voltou ao normal quando Vettel largou na pole, permanecendo na liderança e venceu. As mudanças de Adrian Newey fizeram com o que carro da Red Bull funcionasse esplendidamente. Mas quem pensou que o GP do Bahrein foi fácil para Vettel errou. O alemão teve que brigar ferozmente contra os ataques dos dois carros da equipe Lotus. Durante a corrida eles ficaram colados a sua traseira. Grojean primeiro e depois dele Raikkonen.

O italiano Corriere dello Sport enfatizou como esta a F1.

- A F1 sem rei. Quatro vencedores diferentes em quatro carros diferentes. Sebastian Vettel voltou. Uma ducha fria para os planos de melhorara da Ferrari desde que Alonso teve que se contentar com a 7ª posição, mas tudo muda tão rapidamente nesta temporada.

O espanhol Marca chegou a chamar este inicio de temporada como o melhor da historia da F1.

- A temporada deste ano tem sido a melhor da historia em varias perspectivas. Quatro corridas complexas e ricas quando se trata de estratégias, dezenas de pessoas com mais surpresas e batalhas entre campeões sem um carro ser superior.

- Esta temporada teve quatro vencedores diferentes nas primeiras quatro corridas. Isso aconteceu apenas duas vezes durante os últimos dez anos e apenas três vezes durante os últimos 30 anos. Outra coisa que nunca aconteceu antes na F1 é que esta serie teve quatro lideres diferentes.

- Especialmente durante a era moderna a F1 nunca ofereceu tantas variações ou corridas onde o vencedor tem sido imprevisível, continuou o Marca.

Créditos: MTV 3
Fonte and Thanks: Nicole | Tradução: The Iceman Brasil Team

Q & A | Kimi Raikkonen: “Não estávamos tão longe da vitória, afinal”.

Kimi Raikkonen conquistou seu primeiro pódio no GP do Bahrein apenas na sua quarta corrida desde o seu regresso a F1, esta tarde. Apesar do resultado, todavia, e como de costume, o finlandês ficou pensando na vitória que poderia ter tido...


Kimi é o seu primeiro pódio na temporada aqui no Bahrein hoje; você esta satisfeito?

Eu estou muito feliz. No entanto, fizemos um pódio depois de algumas boas oportunidades. Tivemos o carro para estar no topo já nas três primeiras corridas, mas nós cometemos pequenos erros e o que nos custou muito. É claro que eu queria ter vencido hoje, e eu teria ficado muito mais feliz se tivéssemos nos conduzidos para conseguir a vitoria, mas mesmo assim, é um bom resultado e a equipe mereceu isso por todo o seu árduo trabalho. Espero que possamos nos colocar nesta posição mais vezes.

Q: Kimi, o quão perto você ficou de levar a vitória?

Não estávamos tão longe da vitoria, afinal. Eu tive uma chance, mas o meu movimento com o Sebastian (Vettel) não funcionou bem. Esta foi a minha oportunidade, mas eu não poderia leva-la já que escolhi o lado errado. Então, meus pneus se desgastaram e foi isso. Eu praticamente sabia que era a minha ultima chance. Espero que possamos nos colocar nesta posição com mais fequencia para ter uma chance. Temos trabalhado duro e melhorado em certas áreas do carro e eu estou certo de que podemos estar por cima mais vezes e tentar a vitoria.

As três perguntas seguintes são as respostas da Press Conference e você pode clicar AQUI pra conferir...


Fonte: LotusF1Team Official | Tradução: do Team

Lo Mini Kimi no Pódio !

4.23.2012

Grande Prêmio do Bahrein 2012 - Fotos de Kimi Räikkonen VII


Todas as fotos da corrida Clique Aqui... E para as fotos do quali, TLs e pré-evento Clique Aqui...

VIDEO | Entrevista com Vettel e Raikkonen na RTL



Transcrição:

Então, para aquecer primeiro um quebra-cabeça do Campeonato, Vettel começa como um aluno brilhante, e espera e espera, Raikkonen pode fazer nada, exceto montar o quebra-cabeça. Com uma floresta de tranquilidade por parte do finlandês – ele precisa de mais tempo, 1 – 0 para Vettel.

KIMI: “Eu não o vejo faz tempo”

SEB: “Ele é honesto, ele sempre foi honesto, muito direto, normalmente você  consegue um monte de experiência na F1 com as pessoas, algumas boas, algumas ruins, e sim, honestamente eu acho que isso é uma qualidade muito, muito boa para se  ter, ao menos,  é uma das que procuro em um monte. E ele é honesto e, sim, ele é cara legal, então...”

KIMI: “Desde que ele tem dois Títulos Mundiais ele me irrita, eu tenho que para-lo. Não, para eu é o mesmo, ele é bom, não fala besteiras, não diferentemente da ultima vez que conversamos”.

E ambos amam ação, especialmente Kimi, mais intenso, mais veloz, mais além, mais louco. Vettel gosta desse ritmo do finlandês. Tudo, apenas não é normal.

No estilo roqueiro, Raikkonen tem duas tatus em ambos os braços. Para Vettel  isso ainda é algo impensável.

SEB: “Sim, não acho que você tenha que ser louco para se tatuar (...) mas isso é uma questão de gosto, eu não tenho, talvez eu tenha uma algum dia, talvez não”.

Kimi é divertido, ele gosta de beber um bom copo e Vettel, claro, ainda sóbrio, não gosta de ser um (...).

KIMI: “As pessoas sempre chutam qual sou eu, atualmente eu sou a “ovelha negra”, então. Os jornalistas sempre pensam que eu sou mal humorado. E você, você gosta de cavalos, você pode montar em um dos meus”.

SEB: “De você eles sempre mostram as imagens legais e sobre mim, apenas aquele cavalo estúpido na minha cabeça”.

E Seb gosta de finlandeses, Heikki – seu preparador físico, seu antecessor era Tommi, que esteve ao seu lado durante anos, e é claro que o WDC, Raikkonen.

KIMI: “Você gosta mais deles do que eu”

SEB: “Estes são os finlandeses que eu conheço e eu gosto deles, então, eu não sei se todos os finlandeses são assim, mas eu gosto da cultura, as pessoas são, de novo, honestas, diretas, talvez não falem tanto como as outras pessoas, mas eu acho que isso é uma coisa boa se você é honesto (...) sim, algumas vezes tem muita conversa, as pessoas falam muito, mas não agem, e os finlandeses parecem agir em vez de falar.”

(Seb fala finlandês)

KIMI: “Eu nunca vi isso, você fala bem. Muito bem. Eu te disse, eu tenho que ser cuidadoso agora, quando eu insultar você – você vai entender tudo”.

E um imitador brilhante.

KIMI: “Então, eu era o vencedor, hein? Eu assisti isso”.

SEB: “Não foi tão fácil com você, você fala muito serio, mas depois você mantém cara seria eu não consigo parar de rir”.

KIMI: “Alguém pensou que eu estava lá”.

E Raikkonen também é digno de ser visto como uma estrela do vídeo.

SEB: “O que eles estão cantando?”

KIMI: “Apenas sobre...”

SEB: “Kimi é um grande cara...”

KIMI: “Não, não, não... - trata-se do acidente de um piloto que continua batendo carros”.

SEB: “HÁ’”.

No final do jogo 1-0 para Vettel, mas depois Raikkonen marca, perde para defesa de Vettel: 1-1. O próximo gol decidi o vencedor,  Vettel... 2-1. Vence de novo.

KIMI: “Parabéns. Perfeito começo do final de semana”.

Dois campeões Mundiais que simplesmente gostam um do outro.

Fonte: whenshesayshush | Tradução: do Team

GP do Bahrein 2012 | FIA Conferência de Imprensa - Traduzida!

Citações de Kimi Raikkonen:


Q: Kimi, bem vindo de volta ao pódio da F1. Você teve pneu suficientemente, mas a vitoria na corrida era melhor em vez disso?
Kimi Raikkonen: Acho que nos demos uma chance, pelo menos. É um pouco decepcionante não ter feito isso.  Mas eu cometi um pequeno erro no começo e perdi uma posição para a Ferrari. Tive que o ultrapassar e isso levou um pouco de tempo. Eu ultrapassei as pessoas facilmente, mas se você olhar no final das contas - acho que nós ainda levamos muito tempo e não conseguimos vencer a corrida. Mas pelo menos, chegamos ao pódio com ambos os carros.  Depois da ultima corrida tentamos arduamente e falhamos e provavelmente as pessoas pensaram que fomos um pouco estúpidos.  Mesmo depois do que fizemos ontem. Mas acabou por ser uma decisão acertada e eu acho que a equipe merece o que conseguimos agora. Temos trabalhado arduamente. Nós não temos estado 100% satisfeitos com a maneira como os fins de semanas de corrida têm sido até agora, mas finalmente temos alguns resultados adequados para a equipe, por isso é um passo importante.

Q: Se você tivesse sido capaz de ultrapassar seu companheiro de equipe, Romain Grosjean, no meio da corrida, um pouco antes, você teria conseguido há vitória um pouco mais fácil pra você? Certamente, você teve o ritmo no meio de extinto?
KR: Sim, mas não teve ordens de equipe e nós conhecemos as regras. Eu tentei passar o mais rápido que pude,mas nãoé fácil com dois carros iguais. É sempre fácil dizer ‘se tivéssemos feito isso... ’, mas no final não fomos rápidos o suficiente para vencer e tivemos que ficar com o segundo lugar. Eu tive uma chance com o Sebastian, mas eu escolhi o lado errado na frenagem, então foi realmente isso.  No final, eu não tive outras chances de tentar. É desapontador terminar em segundo lugar, mas depois da ultima corrida tivemos que leva-lo e ficar bem felizes.

Q: Kimi,mais a equipe mudou bastante o carro durante o final de semana, especialmente depois do final de semana passado também – mas obviamente foi um carro muito bom.
KR: Meu carro foi o mesmo durante o final de semana. Tivemos dois carros com dois assoalhos diferentes, mas com certeza parece que fiz a escolha certa. O carro não podia estar ruim, afinal terminamos em segundo e terceiro ainda não estamos felizes em certas áreas, mas são coisas normais. Você nunca realmente esta 100% feliz com as coisas. Você sempre tenta procurar algo novo e melhorar. Mas, quero dizer, que é uma grande coisa para a equipe terminar em segundo e terceiro [lugares], então,  eu estou feliz por eles, mas um pouco desapontado por não ter mais, não ter sido capaz de desafiar mais pela vitória. Eu não estou vencendo – mas é a vida.

Q: Foi difícil mesmo com o DRS chegar muito, realmente perto, perto o suficiente?
KR: Eu acho que assim como você assistiu na TV eu cheguei perto uma vez o suficiente para ter a chance de tentar, mas  eu escolhi o lado errado, então isso é tudo. Depois que meus pneus desgastaram um pouco e eu não podia me aproximar o suficiente. Sim, da próxima vez vamos tentar, espero que possamos nos colocar mais uma vez em posições semelhantes mais tarde nesta temporada nas próximas corridas seguintes. Não vai ser fácil, mas nós vamos tentar. E isso seria legal.

QUESTÕES DA PLATEIA 

Q: (Paolo Ianieri – La Gazzetta dello Sport) Kimi, a decisão de entrar no pit stop na mesma hora que Sebastian foi acertada? Você poderia ter esperado mais uma volta?
KR: Esse era o plano.  Mesmo que fosse uma volta mais tarde – seria mais ou menos o mesmo. Esse era nosso plano e assim o seguimos. Eles vieram, no mesmo tempo.

Q: (Paolo Ianieri – La Gazzetta dello Sport) Agora vai ter três dias de testes em Mungello; vocês acham que algumas equipes vão trazer novidades, como a Ferrari que esta lutando tanto? Quais seus planos para seus carros, vocês vão ter grandes novidades? Vocês sabem mais ou menos a direção?
KR: Não sei o que os outros estão fazendo, você vai ter que perguntar para eles.  Eu não estou bem ciente dos nossos planos sobre os testes e vamos ver o que acontece por lá. Não tenho conversado sobre isso. Primeiros têm que terminar esta corrida e então se focar nos testes e então depois ir às corridas. Eu não posso dizer o que as outras equipes estão indo fazer. Vamos buscar mais entendimentos do carro e melhorar isso.

Q: (Khoda Rawi – F1Arab.com) Kimi, um bom resultado hoje, mas você acha que a Lotus pode manter o momento para as próximas corridas?
KR: Nós vamos tentar. É a mesma história; eu não tenho ideia do que vai acontecer nas próximas corridas, mas a equipe vai com tudo para tentar melhorar o carro, trazendo novas partes, mas é claro que eles não tem trabalhado  o tanto o quanto esperamos, mas de qualquer modo, eles estão trazendo novas versões cada momento em que puderem.  Nós vamos tentar empurrar e manter, mas eu não posso responder por que eles não estão [aqui]. Esse é o nosso objetivo e é nisso no que estamos trabalhando e esperamos que isso vá acontecer, mas quem sabe o quão bem pode melhorar ou o que os outros vão fazer.  A equipe esta fazendo um bom trabalho e merecemos estar aqui e espero que possamos ficar aqui em outras corridas também.

Q: (Paolo Ianieri – La Gazzetta dello Sport) Kimi, você esta surpreso por ter levado apenas quatro corridas para voltar ao pódio?
KR: Poderia ter sido nas primeiras corridas também, nãonos colocamos em uma posição ruim e alguns problemas, sendo um pouco mais esperto do que certas equipes, mas nós sabemos desde o inverno que temos um bom carro, uma boa base de linha de pacote e apenas temos que fazer certas decisões e nos colocar onde o carro pode estar. Este final de semana isso funcionou, na semana passada não. Nós sabemos que a velocidade estava lá, só precisávamos tentar deixar tudo exatamente correto.

Fonte: F1.com | Tradução: The Iceman Br Team

VIDEO | BBC F1 2012 - Round 4: GP do Bharein - TOP 3!


Top Three Drivers: BBC F1 2012 - Round 4: Bahrain GP 

VIDEOS | Kimi Raikkonen no GP do Bahrein


As ultrapassagens de Raikkonen  

Entrevista:

 

4.22.2012

VIDEO | Kimi Raikkonen de volta ao pódio no GP do Bahrein

Video completo: Lap57, Comemoração e Pódio completo! Colocamos no 4Shared e vocês já devem conhecer bem o motivo! Muito Kimi e Seb meninas !

video


Como prometemos no Twitter mais cedo:

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/video/topbcGnS/Kimi_no_podio_Bahrein_2012.html

Raikkonen destaca bom resultado da Lotus, mas lamenta não ter vencido

Fonte: GE

Com o segundo lugar no GP do Bahrein, quarta etapa do mundial de Fórmula 1, Kimi Raikkonen subiu pela primeira vez ao pódio desde seu retorno à categoria, neste ano. A última vez havia sido no GP da Itália de 2009, pela Ferrari. Apesar do bom resultado, o piloto da Lotus queria mais. O finlandês lamentou não ter conseguido superar Sebastian Vettel, da RBR, vencedor da prova. Kimi chegou a pressionar o alemão (confira no vídeo ao lado), mas não teve sucesso na tentativa de ultrapassagem.

- Tivemos a chance, mas estou desapontado em não conseguir vencer. Cometi um erro no início, perdi uma posição para a Ferrari e tive que buscar esse lugar de volta. No fim, não fomos rápidos o suficiente para vencer. Eu tive uma chance de passar Sebastian, mas escolhi o lado errado. Foi a única chance – disse o piloto, mencionando a perda de posição para o brasileiro Felipe Massa na largada.

Mesmo demonstrando uma pitada de insatisfação por não vencer a prova, Raikkonen destacou o bom resultado da Lotus em Sakhir. Ele largou na 11ª posição e cruzou a linha de chegada apenas três segundos atrás de Vettel.Seu companheiro, Romain Grosjean, completou o pódio. A escuderia não subia ao pódio desde o terceiro lugar de Nelson Piquet em 1988, na Austrália, e não emplacava dois pilotos entre os três primeiros desde 1979, com a dupla Carlos Reutemann (2º) e Mario Andretti (3º).

- Tínhamos o carro pronto nas três primeiras corridas, mas cometemos pequenos erros que custaram caro. A equipe merece o que atingimos agora. Nós temos trabalhado duro nos bastidores e eu não estava 100% feliz em como os fins de semana estavam acontecendo. Mas finalmente conseguimos resultados adequados para o time, o que é um passo importante – destacou.

Kimi Raikkonen terá uma nova chance de vitória daqui a três semanas, quando os pilotos desembarcam em Barcelona, para o GP da Espanha, no dia 13 de maio, com transmissão ao vivo do treino classificatório e da corrida pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM (o SporTV mostra os treinos livres).

Grande Prêmio do Bahrein 2012 - Fotos de Kimi Räikkonen VI













GP do Bahrein | Lotus volta ao pódio após 33 anos !

 News do GE com resumo da bela corrida do GP do Bahrein:

Vettel segura Raikkonen, vence no Bahrein e é líder!

O gesto de “nº 1”, marca registrada do bicampeão Sebastian Vettel, está de volta. Após início de temporada bem diferente do domínio apresentado no último ano, quando venceu 11 das 19 provas, o alemão da RBR venceu o GP do Bahrein, quarta etapa do campeonato e subiu ao alto do pódio pela primeira vez em 2012. De quebra, assumiu a liderança do equilibrado Mundial de Fórmula 1, com 53 pontos, quatro a mais que Lewis Hamilton da McLaren, que havia desembarcado em Sakhir na ponta.

O desempenho de Vettel lembrou a hegemonia apresentada por ele com sua RBR no ano passado. Soberano, o jovem piloto largou da pole position e liderou praticamente toda a prova, perdendo a ponta somente ao parar nos boxes. O alemão chegou a ser pressionado por Kimi Raikkonen, da Lotus, que esboçou algumas tentativas de ultrapassagem, mas teve a porta fechada. Após fazerem pit stop juntos na 40ª volta, o piloto da RBR voltou a abrir vantagem e conseguiu administrar a diferença para receber a bandeirada, três segundos à frente do finlandês. Companheiro de Kimi na Lotus, o suíço naturalizado francês Romain Grosjean confirmou o salto de qualidade da equipe, fechando na terceira colocação. A escuderia não subia ao pódio desde o terceiro lugar de Nelson Piquet em 1988, na Austrália, e não emplacava dois pilotos entre os três primeiros desde 1979, com a dupla Carlos Reutemann (2º) e Mario Andretti (3º).

Kimi ameaça, mas Vettel segura vitória
 
Com um bom ritmo, Raikkonen se aproximou do alemão durante a prova e chegou a ameaçar a vitória de Vettel. O finlandês esboçou algumas tentativas de ultrapassagem usando a asa móvel, mas teve a porta fechada pelo alemão. Após entrarem juntos nos boxes na volta 40, o piloto da RBR conseguiu voltar a abrir vantagem e seguiu firme para vencer a corrida. O finlandês cruzou na segunda posição, seguido por seu companheiro de Lotus, Grosjean. Parceiro de Vettel na RBR, Mark Webber terminou em quarto. Vencedor do GP da China no último fim de semana, Nico Rosberg, da Mercedes, ficou apenas com o quinto lugar. Outra surpresa entre os dez primeiros ficou por conta do escocês Paul di Resta, que emplacou a sexta colocação com a Force India.

GP do Bahrein 2012 | Vettel vence e Kimi é 2º ! #F1

De volta ao pódio! Mais tarde tem muito mais...


Pos |  Piloto | Equipe | Tempo

 1. Vettel Red Bull-Renault 1h35:10.990
2. Raikkonen Lotus-Renault + 3.300
 3. Grosjean Lotus-Renault + 10.100
4. Webber Red Bull-Renault + 38.700
5. Rosberg Mercedes + 55.400
6. Di Resta Force India-Mercedes + 57.500
 7. Alonso Ferrari + 57.800
8. Hamilton McLaren-Mercedes + 58.900
 9. Massa Ferrari + 1:04.900
10. Schumacher Mercedes + 1:11.400
11. Perez Sauber-Ferrari + 1:12.700
12. Hulkenberg Force India-Mercedes + 1:16.500
13. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1:30.300
14. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1:33.700
15. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
16. Petrov Caterham-Renault + 1 lap
17. Kovalainen Caterham-Renault + 1 lap
18. Button McLaren-Mercedes + 1 lap
19. Glock Marussia-Cosworth + 2 laps
20. De la Rosa HRT-Cosworth + 2 laps
21. Karthikeyan HRT-Cosworth + 2 laps
22. Senna Williams-Renault + 3 

Fastest lap: Vettel, 1:36.379

Não terminaram:
 Maldonado Williams-Renault - volta: 26
Pic Marussia-Cosworth  - volta: 25

4.21.2012

Video: Entrevista de Kimi Räikkönen após classificacão



Download do video: aqui!

Entrevista com Kimi Raikkonen após a Classificacão

Q: Kimi, um resultado inesperado na classificacão de hoje; o que você estava pensando quando escolheu esta estratégia?
KR: Nós tínhamos velocidade hoje e poderíamos ter ido à fase final do treino facilmente com mais uma volta, mas achamos melhor arriscar, completar apenas uma volta no Q2 e salvar um jogo de pneus para a corrida. Economizar os compostos será uma prioridade amanhã, então enquanto nossa aposta não nos levou à fase final espero que seja uma estratégia que dê resultado na corrida”

Q: Você estava confiante depois de sua volta rápida, que você teria uma chance para a pole position no Q3?
KR: Sabíamos que ia ser apertado e claro, e o ideal seria chegar ao Q3; nós sempre queremos estar mais a frente possível no grid. Estavámos bastante certo de que conseguiríamos isto, mas no final havia duas opcões e escolhemos a que acreditamos que irá nos propocionar o melhor resultado no domingo. Olhando para o ritmo com os pneus macios eu não acho que temos uma grande desvantagem largando mais atrás. Não há distribuicão de pontos para a classificacão, então vamos ver o que acontece amanhã.

Q: Existe uma diferenca notável entre um jogo de pneus novos e um jogo de pneus usados?
KR: Você pode definitivamente sentir a diferenca, embora sejá difícil dizer exatamente o quanto vale a pena em termos de tempo de volta. Isto nos dará uma vantagem na largada e especialmente nas primeiras voltas, por isso temos uma boa chance de recuperar as posicões que podemos ter perdido na classificacão de hoje, na largada.

Q: Será que ter uma posicão no grid que é ligeiramente mais atrás do que você teria esperado altera sua estratégia para a corrida?
KR: Claro, temos que adaptar nossos planos de acordo onde estamos, mas isto também é algo que muda ao longo da corrida dependendo do nosso ritmo, o que os carros à nossa volta estão fazendo e claro coisas como clima e safety car. A estratégia nunca é absoluta, por isso temos a flexibilidade para fazer mudancas a cada situacão. A boa notícia é que largando fora do topo 10 podemos escolher com quais pneus largaremos o que também irá ajudar.

Q: Você acha que o E20 pode lidar com a degradacão dos pneus macios melhor do que alguns carros à frente?
KR: É difícil dizer. Temos uma ideia de onde estamos em comparacão com outras equipes desde os testes de ontem, mas você nunca sabe com que programa que eles estão correndo, por isso, tudo é apenas especulacão mesmo. Chegamos muito perto de correr um stint mais longo do que todo mundo a nossa volta na China e nosso carro se adapta melhor ao calor daqui, então espero que isto seja um bom sinal. Obviamente ariscamos lá e não deu certo, mas agora temos um entendimento muito bom dos pneus. Acho que estamos em uma posicão muito boa.

Q: O que você espera da corrida de amanhã?
KR: Estou me sentindo muito bem. A coisa sobre esta temporada até agora é que tem sido tão acirrada e tão imprevisível que é inútil fazer qualquer tipo de palpites. Qualquer coisa pode acontecer nas corridas, então vamos apenas baixar nossas cabecas e tirar o máximo proveito das opcões que temos. Estamos tão competitivos aqui quanto fomos até agora nesta temporada, então vamos ver o que podemos fazer.

Fonte: Lotus F1 Team | Traducão: The Iceman Brasil Team

Grande Prêmio do Bahrein 2012 - Fotos de Kimi Räikkonen V







Clique aqui para visualizar a galeria completa!